Importante ressaltar que e-mail marketing não é uma mídia é uma ferramenta de relacionamento, por isto é sempre necessário obter a permissão do usuário.
O e-mail marketing atua sobre o maior ativo que um e-commerce possui: a base de consumidores.
Antes de iniciar uma ação de e-mail marketing existem alguns passos que precisamos planejar:
- Em primeiro lugar determine as estratégias de comunicação com a base;
- Escolha a ferramenta de disparo, existe no mercado várias ferramentas para todos os bolsos e tamanhos de empresa. Algumas empresas que conheço: Akna, Dinamize, Virid entre outras;
- Sempre crie um cronograma de disparo e tente não fugir dele;
- Mantenha sua base de clientes sempre limpa;
- Para cada e-mail que for enviar, segmente sua base, evite ao máximo disparar todos os e-mails para todos os seus contatos;
- Sempre faça promoções para aumentar a sua base;
- Utilize também para ações de retenção e recuperação de vendas e para comunicar seus clientes sobre o status do pedido;
- Integre as informações de relacionamento de todos os seus canais da sua empresa, site+call Center+SAC.
E o mais importante, SEMPRE faça o acompanhamento dos resultados de suas campanhas de e-mail marketing.
Analise:
- O volume de opt-out;
- Bounce rate;
- A taxa de abertura;
- A taxa de clique;
- As taxas de conversões;
- Fugir do Spam e seguir sempre as boas maneiras.
Existem algumas expressões que, quando detectadas pelos filtros anti-spam, fazem com que sua mensagem seja classificada como spam e não cheguem na caixa de entrada do destinatário. Veja algumas expressões indicadas pela Virid no blog. #VamosJuntos
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Lucilene de Sá