9 de jun de 2011

Você monitora o que dizem sobre a sua empresa?


Você monitora o que dizem sobre a sua empresa? 

   Atualmente existem vários locais possíveis para seus consumidores reclamarem da sua empresa. Existem desde sites especializados nesse tipo de assunto até as famosas e adoradas mídias sociais.
   As reclamações são variadas, mas a maioria das reclamações envolvem publicidade enganosa dos E-commerces. Outros tipos de reclamações são sobre as desistências de compras, problemas de garantia, atraso ou falta de entrega dos produtos, cobrança indevida entre outras.

Mas como monitorar essas reclamações?

    A primeira e mais importante é se cadastrar nos sites especializados no assunto Reclamão, ReclameAqui, NuncaMais e Denuncio. Dessa forma caso o cliente faça uma reclamação em algum desses sites, ele te envia um e-mail informando sobre a reclamação. Após isto você pode resolver a reclamação e postar a solução no próprio site para que todos os outros clientes visualizem o andamento do processo. Importante que você responda a todas as reclamações sejam elas verídicas ou não.
      Sempre busque a satisfação do cliente que reclamou, pois a resposta efetiva e rápida da reclamação ajuda à sua empresa a restabelecer sua imagem perante o cliente que reclamou e principalmente perante os clientes que leram e futuramente irão ler, pois essas reclamações ficarão no histórico do site.


      Outra forma de monitorar é criar o Google Alerts, esta ferramenta é gratuita e de grande utilidade. Nessa ferramenta você pode escolher termos de pesquisas. Você irá receber atualizações via e-mail com resultados relevantes mais recentes do Google com base no termo que você escolheu. Dessa forma você consegue monitorar o que estão falando da sua marca na web, o que seus concorrentes estão fazendo na web entre outras coisas, vale a pena fazer um teste, eu uso e indico.
    Você pode também utilizar o Tweetdeck para monitorar os post do Twitter utilizando várias contas ao mesmo tempo, fazendo buscas e refinando ao seu critério, facilita muito a vida de quem tem um perfil pessoal, um da empresa geral, um pro Sac por exemplo.
     Eu utilizo também o Hootsuite que funciona quase igual ao TwitteDeck mas você utiliza direto na internet e não precisa fazer download do programa. No HootSuite você pode acompanhar várias mídias sociais também, como o Twitter, o Facebook, o Linkedin, Rss Feed.
     Mas você pode estar neste momento pensando, porque eu vou “perder” tempo em ver o que estão falando da minha marca nas mídias sociais? Simples! Porque o brasileiro tem em média 273 amigos nas redes sociais. (Ibope Mídia) 60% dos internautas aprovam que empresas usem redes sociais para divulgar produtos e serviços e 70% aprovam uso para comunicação com os clientes e consumidores.
        Precisa de mais? #VamosJuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião.

Conto sempre com a sua visita e participação.

Lucilene de Sá