Você monitora o que dizem sobre a sua empresa?
Atualmente existem vários locais possíveis para seus consumidores reclamarem da sua empresa. Existem desde sites especializados nesse tipo de assunto até as famosas e adoradas mídias sociais.
Mas como monitorar essas reclamações?
A primeira e mais importante é se cadastrar nos sites especializados no assunto Reclamão, ReclameAqui, NuncaMais e Denuncio. Dessa forma caso o cliente faça uma reclamação em algum desses sites, ele te envia um e-mail informando sobre a reclamação. Após isto você pode resolver a reclamação e postar a solução no próprio site para que todos os outros clientes visualizem o andamento do processo. Importante que você responda a todas as reclamações sejam elas verídicas ou não.
Sempre busque a satisfação do cliente que reclamou, pois a resposta efetiva e rápida da reclamação ajuda à sua empresa a restabelecer sua imagem perante o cliente que reclamou e principalmente perante os clientes que leram e futuramente irão ler, pois essas reclamações ficarão no histórico do site.
Outra forma de monitorar é criar o Google Alerts, esta ferramenta é gratuita e de grande utilidade. Nessa ferramenta você pode escolher termos de pesquisas. Você irá receber atualizações via e-mail com resultados relevantes mais recentes do Google com base no termo que você escolheu. Dessa forma você consegue monitorar o que estão falando da sua marca na web, o que seus concorrentes estão fazendo na web entre outras coisas, vale a pena fazer um teste, eu uso e indico.
Você pode também utilizar o Tweetdeck para monitorar os post do Twitter utilizando várias contas ao mesmo tempo, fazendo buscas e refinando ao seu critério, facilita muito a vida de quem tem um perfil pessoal, um da empresa geral, um pro Sac por exemplo.
Eu utilizo também o Hootsuite que funciona quase igual ao TwitteDeck mas você utiliza direto na internet e não precisa fazer download do programa. No HootSuite você pode acompanhar várias mídias sociais também, como o Twitter, o Facebook, o Linkedin, Rss Feed.
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Lucilene de Sá