17 de jun. de 2020

Como fazer conteúdos interessantes para o seu site - Produtos


Você sabe responder o que é um conteúdo de um site? Tempo.....

Se você respondeu que conteúdo são todas as informações que tem no seu site, Parabéns você acertou em cheio.

Conteúdo é, a descrição de cada produto, o nome do produto, a imagem do produto, a meta tag da página, o título da página, os videos de cada produto, a parte institucional da página, a descrição da loja, enfim tudo que consta na sua página.

Agora que estamos entendidos, vamos passar para o que interessa. ☺

Todo o conteúdo do seu site é importante para o ranqueamento do seu site para o Google (SEO), auxilia no Adwords seus anúncios ficam mais "baratos", ajuda na conversão da venda, pois o cliente que tem mais informação fica mais seguro em finalizar a compra na sua loja, diminui as trocas dos produtos, pois existe informações extras para cada um.  

Mas como fazer um conteúdo relevante para cada produto?

Primeiro passo - não queira reinventar a roda. Veja se o fornecedor/fabricante do produto já possui informações, pois ninguém melhor para conhecer o produto que ele, certo?! Solicite que ele compartilhe com você estas informações;

Segundo passo - defina de maneira clara e objetiva o que cada produto precisa conter, ex: cor, tamanho, utilidade, ambiente, profundidade e largura, vem montado ou não, tem variação de cor, etc. Coloque todos estes pontos em um documento, de preferência separados por tipos de produtos. Entregue este documento para o fornecedor e peça retorno. Estabeleça um prazo para este retorno e o mais importante cobre o retorno;

Terceiro passo - visite seus concorrentes diretos e indiretos. Veja o que eles divulgam dos produtos. Algumas vezes surgem ideias interessantes para seu negocio;

Quarto passo - invista tempo ou dinheiro para criar textos para os seus produtos, não basta somente colocar as descrições básicas da caixa do produto ou do fornecedor, conte uma historia sobre o produto;

Quinto passo - invista em fotos com qualidade - lembre-se no e-commerce não existe um vendedor físico com o cliente na hora da compra, por isto as descrições e fotos precisam atrair o cliente e passar as informações importantes. Utilize sempre de 3 a 6 fotos para cada produto. Para a produção de boas fotos sempre respeite padrões de luz, enquadramento e profundidade pré-determinados;

Sexto passo - invista em videos - os videos trazem uma relevância muito maior de SEO e maior interatividade com os consumidores. Os videos podem aumentar até 80% das conversões de um site e de 200% a 300% a taxa de cliques no e-mail marketing, segundo a Ciashop. Faça tutoriais de "Faça você mesmo", de como montar o produto como por ex móveis, dicas de uso, dicas de aplicações dos materiais.

Estando atento a estes passos, com certeza seus produtos terão conteúdos de qualidade. #VamosJuntos


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10 de jun. de 2020

Desmistificando as Plataformas de E-commerce






Existem vários modelos de negócio de plataforma, mas os cinco principais são SaaS (Software como Serviço), Instalação com Licença de Uso, Aquisição de Licença de Uso, Aquisição de Código Fonte e Open Source.

Existem algumas vantagens e desvantagens destes tipos de negócios, alguns deles são iguais para a maioria dos negócios, como:
  • Compartilhamento de funcionalidades;
  • Upgrade de funcionalidades inclusas na mensalidade;
  • Custos variados de instalação;
  • Mensalidade baseada em tráfego;
  • Infra-estrutura de responsabilidade do cliente ou desenvolvedor (depende do nível de contrato);
  • A loja não é sua e você não tem acesso aos códigos-fonte;
Além desses tópicos citados existem algumas diferenças que variam pelo tipo de negócio
Instalação com Aluguel da Licença de Uso:
  • Dependência do desenvolvedor proprietário;
  • Cada evolução é cobrada à parte;
  • Níveis de customização variados (depende do investimento e do modelo de negócio da desenvolvedora).

Aquisição da Licença de Uso
  • Sem mensalidade;
  • Dependência do desenvolvedor proprietário;
  • Cada evolução é cobrada à parte;

Aquisição do Código Fonte
  • Sem mensalidade;
  • A loja é sua e você tem acesso aos códigos-fontes;
  • Infra-estrutura de responsabilidade do cliente;
  • A evolução da loja pode ser feita com qualquer empresa;
  • Cada evolução é cobrada à parte;
  • Elevado nível de customização;
  • Modelo de grandes lojas virtuais como Submarino, Americanas, Netshoes, entre outros).

Open Source
  • Baixo custo;
  • Acesso público ao código-fonte (estudo do seu funcionamento);
  • Poucas empresas desenvolvedoras de porte optam por essa tecnologia;
  • Adaptação às necessidades específicas;
  • Compartilhamento de funcionalidades;
  • As plataformas diferem nos modelos de aquisições, funcionalidades e flexibilidade na evolução;
Nunca use a plataforma de e-commerce como responsável pelo controle de estoque, financeiro e tributário do E-commerce. Essa responsabilidade é do ERP.

Quando você adquire uma plataforma, você precisa pensar na segurança, pois uma brecha neste quesito significa possibilidades de grandes perdas;

Quando você compra uma plataforma não está recebendo somente tecnologia, mas também know-how da empresa desenvolvedora;

Em um outro post neste blog “Como escolher uma plataforma” coloquei um check list básico do que uma plataforma deve conter.

Confiram #VamosJuntos

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8 de jun. de 2020

Você monitora o que dizem sobre a sua empresa?




Atualmente existem vários locais possíveis para seus consumidores reclamarem da sua empresa. Existem desde sites especializados nesse tipo de assunto até as famosas e adoradas mídias sociais.

As reclamações são variadas, mas a maioria das reclamações envolvem publicidade enganosa dos E-commerces. Outros tipos de reclamações são sobre as desistências de compras, problemas de garantia, atraso ou falta de entrega dos produtos, cobrança indevida entre outras.
Mas como monitorar essas reclamações?

A primeira e mais importante é se cadastrar nos sites especializados no assunto ReclameAquiReclamão, e Denuncio

Dessa forma caso o cliente faça uma reclamação em algum desses sites, ele te envia um e-mail informando sobre a reclamação. Após isto você pode resolver a reclamação e postar a solução no próprio site para que todos os outros clientes visualizem o andamento do processo. Importante que você responda a todas as reclamações sejam elas verídicas ou não.

Sempre busque a satisfação do cliente que reclamou, pois a resposta efetiva e rápida da reclamação ajuda à sua empresa a restabelecer sua imagem perante o cliente que reclamou e principalmente perante os clientes que leram e futuramente irão ler, pois essas reclamações ficarão no histórico do site.


Outra forma de monitorar é criar o Google Alerts, esta ferramenta é gratuita e de grande utilidade. Nela você pode escolher termos de pesquisa e você irá receber atualizações via e-mail com resultados relevantes mais recentes do Google com base no termo que você escolheu. Dessa forma você consegue monitorar o que estão falando da sua marca na web, o que seus concorrentes estão fazendo na web entre outras coisas, vale a pena fazer um teste, eu uso e indico.

                         
Você pode também utilizar o Tweetdeck para monitorar os post do Twitter utilizando várias contas ao mesmo tempo, fazendo buscas e refinando ao seu critério, facilita muito a vida de quem tem um perfil pessoal, um da empresa geral, um pro Sac por exemplo.

Eu utilizo também o Hootsuite que funciona quase igual ao TwitteDeck mas você utiliza direto na internet e não precisa fazer download do programa. No HootSuite você pode acompanhar várias mídias sociais também, como o Twitter, o Facebook, o Linkedin, Rss Feed.

Mas você pode estar neste momento pensando, porque eu vou “perder” tempo em ver o que estão falando da minha marca nas mídias sociais? Simples! Porque 60% dos internautas aprovam que empresas usem redes sociais para divulgar produtos e serviços e 70% aprovam uso para comunicação com os clientes e consumidores.

Precisa de mais? #VamosJuntos


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3 de jun. de 2020

Como escolher a plataforma




Plataforma são os softwares disponíveis que possibilitam a criação de loja virtual de forma simples e rápida. Estes softwares são responsáveis pela criação, exibição e administração das lojas virtuais.

Existem modelos pré-definidos que basta fazer upload de produtos, configurar meios de pagamentos e PRONTO sua loja está habilitada para iniciar as vendas.

Mas cuidado ao escolher a sua plataforma, pois os pequenos lojistas na maioria das vezes ou melhor 99,9% das vezes iniciam um E-commerce cortando custos, contratando os serviços mais baratos e sem visão de futuro  acabam contratando uma plataforma enxuta sem prospecção de futuro e sem ter condição de dar suporte quando o lojista crescer. Pois infelizmente muitas plataformas ainda pensam somente nas tecnologias e não em visão de mercado futuro, assim oferecem soluções engessadas.

A escolha da plataforma é um passo muito importante ao entrar para o e-commerce. Trocar de plataforma pode gerar inúmeros problemas, portanto nada melhor que avaliar bem o que uma plataforma de E-commerce precisa ter, para que não haja necessidade de troca. 

A seguir um check list básico para ajudar os principiantes do E-commerce:

Do ponto de vista de SEO (Search Engine Optimization), a plataforma:

  • Permite personalização de URLS ou no mínimo URLs amigáveis, sem parâmetros?
  • Permite inserir meta informações (description e keywords), amigáveis?
  • Na parte das categorias de produtos, tem possibilidade de inserir blocos de texto?
  • Permite fazer redirecionamentos diretamente no servidor?
Do ponto de vista do lojista, a plataforma:

  • É compatível com a instalação de scripts adicionais como Google Analytics e Google Ads?
  • É otimizada para sites de busca ou tem o código flexível para ser otimizado no futuro?
  • É compatível com soluções de segurança e certificados SSL?
  • Possuí ferramenta para criar promoções para um canal/parceiro específico?
  • Possuí variedade de relatórios gerenciais de vendas, clientes, retorno por mídia?
Do ponto de vista do cliente da loja, a plataforma:

  • Oferece vários meios de pagamento (cartão de crédito, boleto, transferência)?
  • Oferece sistema automático de cálculo de frete?
  • Possuí um carrinho de compras limpo e sem pontos de fuga?
  • Possuí um layout limpo, rápido e de fácil navegação?
  • Possuí um bom sistema para visualização de fotos com variedade e zoom?
  • Oferece sistema de cupom de desconto?
Bem essas foram algumas dicas que eu tenho para passar para vocês. Espero que ajude. #VamosJuntos


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27 de mai. de 2020

Junho Especial Estética e Bem Estar no Espaço E-commerce

 

Olá tudo bem?!

Você já conhece o perfil do @Espaco_ecommerce no Instagram??!?! 

Somos especialistas em Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais para área de Estética e Bem estar.

Em Junho, todas as Segundas Feiras trataremos assuntos relacionados ao marketing digital das áreas de Estética e Bem Estar (Salões de Beleza, Centros Estéticos, SPA, Clinicas de Emagrecimento, entre outros) ajudando aos empresários a se destacar perante seus concorrentes.


Siga o perfil e indique no post do Instagram o seu espaço ou do amigo para acompanhar as dicas e concorrer um mês de gerenciamento GRÁTIS das Redes Sociais.


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22 de mai. de 2020

Redes Sociais - Qual o seu papel?



Alguma vez você já se perguntou qual é o papel das Redes Sociais para o seu mercado? Se sim, você esta no caminho certo.
As redes sociais servem como vitrine da sua marca, elas podem ser mais um canal de venda para você, se bem explorada claro. 
São ótimas ferramentas de atendimento para sua loja, pois quando os consumidores estão descontentes com alguma coisa, a primeira ação normalmente é reclamar nas redes sociais, por isto uma manutenção e acompanhamento desses canais são de suma importância para seu sucesso.
Elas geram trafego para seu site, muitas vezes a custos baixos ou ate zero. Mas para este investimento valer a pena é importantíssimo ter atenção com a qualidade das informações postadas e sempre com foco no publico alvo da empresa.
Mas qual rede escolher?
Eu arriscaria a dizer para estar em todas. Mas se você precisa priorizar alguma, leve sempre em consideração seu ramo de atividade, pesquise onde seu publico se concentra mais, onde comentam mais sobre o tipo de produto que você trabalha. Se você for do ramo de Moda, o Pinterest, o Facebook e o Instagram fazem todo sentido para você. Se for do ramo de eletrônicos o Twitter traz resultados importantes 
  Facebook, Twitter e LinkedIn, por exemplo, são canais de comunicação bem dinâmicos, que permitem que o usuário se sinta próximo da marca, interagindo com ela sempre que desejar.   

Alguns pontos importantes:
·      Agilidade no retorno - muitas pessoas usam as redes sociais para conhecer a empresa e tirar dúvidas por isto à agilidade nas respostas é crucial para fechar uma venda;
·      Estabeleça um bom relacionamento com seus clientes - lembre-se que são eles que pagam suas contas no final do mês - sem cliente, sem venda;
·      Ganhe a confiança - sempre responda com clareza e com assertividade as dúvidas levantadas, se você não tem a resposta naquele momento diga que vai se informar e retorna, mas sempre retorne, não deixe só na promessa;
·      De espaço para opiniões - não esqueça que nas redes sociais as pessoas adoram dar a opinião deles, utilize isto ao seu favor. Opiniões sobre produtos convertem muito mais que dezenas de e-mails mkt ou campanhas de Google.
Fique atento ao que o seu cliente quer falar, lembre-se de todos os canais existentes. #VamosJuntos

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15 de mai. de 2020

8 dicas para usar o Marketing Digital a favor da sua empresa



A internet sempre foi importante para os negócios, mas hoje ela é essencial para muitas empresas. Com as medidas de isolamento e o comércio fechado a única saída para muitos comerciantes é investir no online (mesmo contra a própria vontade muitas vezes)
Falar com o cliente nos canais que ele esta é mais importante do que nunca, por isto o marketing digital ganhou destaque nos últimos dias na cabeça dos comerciantes e na mídia em geral.

Segue algumas dicas para ajudar neste momento: 

1. Invista em presença digital
     Analise o seu cenário interno – você já esta nas redes sociais? Já tem um atendimento adequado pelo WhatsApp? Já possui um site de venda?
        Avalie e de um passo de cada vez, entre nas principais redes sociais (Instagram, Facebook). Invista em um atendimento humanizado e eficiente para os canais de comunicação especialmente o WhatsApp (vale a pena contratar uma assessoria virtual para esta atividade, os custos são muito menores) e por ultimo mais não menos importante invista em um e-commerce.

2. Conheça o seu público
         Digo sempre aqui no blog e nas nossas redes sociais, Conhecer seus clientes e seguidores é essencial para definir qualquer estratégia de marketing e comercial.
      Isso envolve desde mapear as redes sociais que seus clientes estão acompanhando seus hábitos e preferências.

3. Ofereça conteúdos de valor
         Cuidado com os conteúdos, a hora agora não é de ficar oferecendo produto atrás de produto nas redes sociais, agora é hora de trazer conteúdos relevantes que tragam conforto para as pessoas de forma a diminuir as incertezas do momento.

4. Humanize sua marca
         Mostre sua cara, grave vídeos dos bastidores da sua empresa, como estão "se virando” para trabalhar neste período, os produtos sendo embalados para envio para o cliente, etc Se o seu comércio trabalha com delivery ou retirada no balcão, mostre todos os cuidados de higiene e controle para seus clientes.

5. Invista na geração de leads
        Leads são pessoas ou empresas. Ofereça algo de valor, como um conteúdo, por meio de um cadastro.

6. Considere investir em anúncios online
       Uma das possibilidades de ganhar folego neste tempo é investir em anúncios no Google e nas próprias redes sociais. Contrate uma pessoa especializada em fazer este trabalho, pois ela criará anúncios vendedores e acompanhará os resultados para você.

7. Defina objetivos - e meça os resultados;
Para que qualquer ação digital dê certo, é necessário ter objetivos e metas bem definidos.
Com os objetivos definidos você consegue analisar os resultados e saber se teve sucesso ou não nas ações, e assim definir os próximos passos e novas ações.

8. Acompanhe as mudanças de comportamento
Assim que esta urgência de aprender como evitar o Coronavirus passar, todos vamos buscar viver a vida normalmente, na minha opinião este será o momento com mais oportunidades digitais pois as pessoas estarão mais online buscando fazer na internet o que poderiam fazer fora.


Lembre-se: Estas mudanças valerão não somente para a época de pandemia com distanciamento social, elas te auxiliarão no crescimento continuo do seu negócio.

#VamosJuntos

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8 de mai. de 2020

Dia do Profissional de Marketing



08 de Maio Dia do Profissional de Marketing

Parabéns a todos nós Profissionais de Marketing que fazemos malabarismo diariamente para atingir os resultados.


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6 de mai. de 2020

E-commerce a bola da vez!



Desde quando entrei neste maravilhoso mundo do E-commerce sou abordada sobre: Mas como começar? O que devo fazer?
Em primeiro lugar costumo perguntar para a pessoa qual é o objetivo dela ao pensar em abrir um e-commerce? A maioria das respostas incrivelmente ainda é: porque é mais fácil do que abrir uma loja física ou porque é mais barato.
Nestes casos minha resposta sempre é que a pessoa não está no caminho certo.
Mas, se acredita no potencial da sua ideia existe várias formas de iniciar, vou tentar simplificar aqui neste post, no final vou deixar outros links de posts interessantes sobre o tema.
Para iniciar as operações de e-commerce, acho interessante buscar informações em diferentes fontes para sanar todas as suas dúvidas. Existe também a opção de fazer cursos nessa área, existem vários cursos no mercado para quem deseja iniciar nesse ramo. Existem cursos gratuitos que para ter uma ideia geral é uma ótima opção.
 Bem segue algumas dicas importantes para dar um norte para vocês:

1º Passo: Analise seu Mercado:
  • Pesquise quais são as tendências de mercado;
  • Descubra quais lojas (físicas e on-line) atuam no segmento que você deseja. Utilize a internet ao seu favor, use Google, Buscapé, blogs, etc.
  • Após descobrir quem são seus concorrentes, visite semanalmente o site deles, verifique os produtos que oferecem, veja condições de pagamentos, variedade de produtos (cores, tamanhos, etc) e principalmente as tendências.
  • Cadastre-se nos e-mails marketing de cada empresa.
  • Acompanhe todos os passos dos seus concorrentes, nesse momento será muito importante para você conhecer o mercado, produtos e principalmente o seu público alvo.
  • Conheça quais são os fornecedores que estão disponíveis e como eles trabalham;
  • Estude as oportunidades e ameaças deste mercado;
  • Analise as plataformas disponíveis (modelo, tecnologia, escalabilidade, etc)

 2º Passo: Planeje! 

Nesse momento, você já conhece quem são os seus “inimigos”, as armas que utilizam para “ganhar” o cliente, então agora fica mais fácil não acha?! Então vamos planejar:
Escolha o nome e registro são extremamente importantes o nome do seu e-commerce. Junte a família e os amigos, faça um brainstorm, isso auxilia bastante.
 Nesse momento é interessante levar em consideração:
  • Nome curto e boa sonoridade são mais fáceis de lembrar;
  • Relevância com o tipo de produto que você irá vender;
  • Disponibilidade do domínio na internet e disponibilidade jurídica (pesquise a disponibilidade na FAPESP, que é o órgão responsável pela liberação);
  • Coerência do domínio com o nome da empresa, para auxiliar na identificação dos consumidores com os produtos;

Pense no seu território de alcance. Acho interessante iniciar as operações pela cidade onde está e ir expandido aos poucos, sempre lembrando que a imagem da loja virtual é muito importante, então não inicie as operações para o Brasil todo se você não tem absoluta certeza que ira entregar no prazo.

3º Passo: Programe os investimentos. 

Todos os valores pagos para a montagem da empresa até o momento do inicio das vendas devem ser encarados como investimento inicial. Os investimentos iniciais variam muito.
Alguns exemplos de custos iniciais:
  • Documentações e legislações da empresa – taxas e autenticação de documentos;
  • Compra dos equipamentos básicos (telefone, computador, impressora de nota fiscal, papelaria em geral, entre outros).
  • Softwares e licenças;
  • Registro de hospedagens do domínio (taxa anual);
  • Despesas fixas mensais – aluguel, internet, telefone, etc;
  • Estoque mínimo inicial;
  • Fornecedores – designers, fotógrafo, programador, gráfica entre outros;
  • Funcionários – mesmo havendo a possibilidade de iniciar as operações sem funcionários, é importante estar preparado para essa contratação em um futuro muito próximo;
  • Gastos variáveis – embalagem do produto, impressão da nota, tarifas dos meios de pagamento e impostos;
  • Plataforma

          4º Passo: Escolha bem a plataforma: 

A escolha da plataforma merece um post separado, pois o conteúdo é extenso e “pesado”.

Cuide muito deste tópico, pois uma boa descrição de um produto ajuda na conversão do pedido, auxilia a sua pontuação no Google na parte de SEO e prende a atenção do seu cliente no seu site.
Vou fazer um post só deste tópico também.

6º Passo: Pense na entrega: 

Em minha opinião esse é o ponto onde a maioria dos e-commerces brasileiros estão pecando, perdendo somente para o atendimento.
É necessário fechar uma parceria com uma transportadora séria e de confiança, reconhecida pelo mercado. Pois a partir do momento que você colocar no site uma data de entrega para aquele produto para seu cliente, aconteça o que acontecer você tem que entregar nesse tempo, pois isso gera credibilidade com seu cliente e com outros clientes.
Importante analisar qual o tipo de entrega se adapta melhor ao seu produto. Pesquise os preços dos correios, conheça várias transportadoras, sempre é bom ter outras opções para possíveis imprevistos.

7º Passo: Agregue valor a sua loja virtual:

Vale uma leitura no meu post sobre este assunto.

8º Passo: Usabilidade e layout
Usabilidade é a forma que o seu cliente vai navegar pelo seu site, cuidar da usabilidade significa cuidar e pensar nas melhores formas para seu cliente encontrar as informações dos produtos no site. Quer mais informações sobre navegação e usabilidade, click aqui.
O layout deve caminhar lado a lado com a usabilidade, os dois juntos proporcionam boa experiência ao usuário de forma que as conversões ocorram naturalmente. É muito importante que o processo de compra e navegação não deixe o usuário em duvida, sendo algo natural e intuitivo.

Uma ultima dica, cuide da escolha dos seus fornecedores é muito importante para o projeto dar certo. Antes de contratar qualquer fornecedor, pesquise histórico, veja se não tem reclamações de outros clientes sobre eles.

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