A internet
sempre foi importante para os negócios, mas hoje ela é essencial para muitas
empresas. Com as medidas de isolamento e o comércio fechado a única saída para
muitos comerciantes é investir no online (mesmo contra a própria vontade muitas
vezes)
Falar com
o cliente nos canais que ele esta é mais importante do que nunca, por isto o
marketing digital ganhou destaque nos últimos dias na cabeça dos comerciantes e
na mídia em geral.
Segue
algumas dicas para ajudar neste momento:
1. Invista
em presença digital
Analise o seu cenário interno – você já
esta nas redes sociais? Já tem um atendimento adequado pelo WhatsApp? Já possui
um site de venda?
Avalie e de um passo de cada vez, entre
nas principais redes sociais (Instagram, Facebook). Invista em um atendimento
humanizado e eficiente para os canais de comunicação especialmente o WhatsApp
(vale a pena contratar uma assessoria virtual para esta atividade, os custos
são muito menores) e por ultimo mais não menos importante invista em um
e-commerce.
2. Conheça
o seu público
Digo sempre aqui no blog e nas nossas
redes sociais, Conhecer seus
clientes e seguidores é essencial para definir qualquer estratégia de marketing
e comercial.
Isso envolve desde mapear as redes sociais que seus clientes estão
acompanhando seus hábitos e preferências.
3. Ofereça
conteúdos de valor
Cuidado com os conteúdos, a hora agora
não é de ficar oferecendo produto atrás de produto nas redes sociais, agora é
hora de trazer conteúdos relevantes que tragam conforto para as pessoas de forma
a diminuir as incertezas do momento.
4.
Humanize sua marca
Mostre sua cara, grave vídeos dos
bastidores da sua empresa, como estão "se virando” para trabalhar neste período,
os produtos sendo embalados para envio para o cliente, etc Se o seu comércio
trabalha com delivery ou retirada no balcão, mostre todos os cuidados de
higiene e controle para seus clientes.
5. Invista
na geração de leads
Leads são pessoas ou empresas. Ofereça algo
de valor, como um conteúdo, por meio de um cadastro.
6.
Considere investir em anúncios online
Uma das possibilidades de ganhar folego
neste tempo é investir em anúncios no Google e nas próprias redes sociais.
Contrate uma pessoa especializada em fazer este trabalho, pois ela criará anúncios
vendedores e acompanhará os resultados para você.
7. Defina
objetivos - e meça os resultados;
Para que qualquer
ação digital dê certo, é necessário ter objetivos e metas bem definidos.
Com os
objetivos definidos você consegue analisar os resultados e saber se teve
sucesso ou não nas ações, e assim definir os próximos passos e novas ações.
8.
Acompanhe as mudanças de comportamento
Assim que
esta urgência de aprender como evitar o Coronavirus passar, todos vamos buscar
viver a vida normalmente, na minha opinião este será o momento com mais
oportunidades digitais pois as pessoas estarão mais online buscando fazer na
internet o que poderiam fazer fora.
Lembre-se: Estas mudanças valerão não somente para a época
de pandemia com distanciamento social, elas te auxiliarão no crescimento
continuo do seu negócio.
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Lucilene de Sá