Atualmente
existem vários locais possíveis para seus consumidores reclamarem da sua empresa. Existem desde sites especializados nesse tipo de assunto até as
famosas e adoradas mídias sociais.
As
reclamações são variadas, mas a maioria das reclamações envolvem publicidade
enganosa dos E-commerces. Outros tipos de reclamações são sobre as desistências
de compras, problemas de garantia, atraso ou falta de entrega dos
produtos, cobrança indevida entre outras.
Mas
como monitorar essas reclamações?
A primeira e mais importante é se cadastrar nos sites especializados no
assunto ReclameAqui, Reclamão, e Denuncio.
Dessa forma caso o cliente faça uma reclamação em algum desses sites, ele te
envia um e-mail informando sobre a reclamação. Após isto você pode resolver a
reclamação e postar a solução no próprio site para que todos os outros clientes
visualizem o andamento do processo. Importante que você responda a todas as
reclamações sejam elas verídicas ou não.
Sempre busque a satisfação do cliente que reclamou, pois a
resposta efetiva e rápida da reclamação ajuda à sua empresa a restabelecer sua
imagem perante o cliente que reclamou e principalmente perante os clientes que
leram e futuramente irão ler, pois essas reclamações ficarão no histórico do
site.
Você pode também utilizar o Tweetdeck para monitorar os post do
Twitter utilizando várias contas ao mesmo tempo, fazendo buscas e refinando ao
seu critério, facilita muito a vida de quem tem um perfil pessoal, um da
empresa geral, um pro Sac por exemplo.
Eu utilizo também o Hootsuite que funciona quase igual ao TwitteDeck mas você utiliza direto na internet e não precisa fazer download do programa. No HootSuite você pode acompanhar várias mídias sociais também, como o Twitter, o Facebook, o Linkedin, Rss Feed.
Mas você pode estar neste momento pensando, porque eu vou “perder” tempo em ver o que estão falando da minha marca nas mídias sociais? Simples! Porque 60% dos internautas aprovam que empresas usem redes sociais para divulgar produtos e serviços e 70% aprovam uso para comunicação com os clientes e consumidores.
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Lucilene de Sá