24 de jun. de 2020

E-commerce - Usabilidade e Layout



   Usabilidade é a forma que o seu cliente vai navegar pelo seu site, cuidar da dela significa cuidar e pensar nas melhores formas para seu cliente encontrar as informações dos produtos no site. A usabilidade busca tornar o site mais amigável e eficaz.

   Usabilidade deve ser um conceito chave na cabeça de quem esta abrindo uma loja virtual, pois ela mede a eficácia, a eficiência e a satisfação com que um usuário pode realizar um conjunto específico de tarefas em um ambiente particular. Resumindo ela mede como seu consumidor realiza as tarefas dentro do seu site.

   O layout deve caminhar lado a lado com a usabilidade, os dois juntos proporcionam boa experiência ao usuário de forma que as conversões ocorram naturalmente. É muito importante que o processo de compra e navegação não deixe o usuário em dúvida, sendo algo natural e intuitivo.

   Quanto melhor a usabilidade de uma loja virtual, melhor também é a sua Taxa de Conversão e, consequentemente, maior é o seu sucesso no varejo online.
   
    Para avaliar a usabilidade, a Nilsen utiliza cinco atributos que nos auxiliam na hora de mensurar.
  • Facilidade de aprendizagem- Capacidade com que o usuário começa a interagir rapidamente com o seu site logo na primeira vez que o utiliza;
  • Eficiência de uso - Grau de produtividade atingido pelo usuário depois que aprendeu a utilizar o sistema do site;
  • Facilidade de memorização - Retenção, capacidade do usuário de voltar a utilizar o sistema após certo tempo sem precisar aprendê-lo novamente;
  • Baixa taxa de erros- Medida do quanto o usuário pode ser induzida ao erro pelo sistema e o quanto pode se recuperar do mesmo;
  • Satisfação subjetiva- Medida do quanto o usuário se sente feliz ao utilizar o sistema.

   Para facilitar a vida de quem esta começando neste maravilhoso mundo do e-commerce, pare, pense e analise seu site (com olhar de cliente) e veja se ele tem uma boa usabilidade.

   Algumas dicas:
  • Se o seu site for fácil de usar, os usuários vão permanecer nele por mais tempo;
  • Se a página inicial indicar claramente o que a empresa oferece e o que os usuários podem fazer no site, eles vão gostar e experimentar;
  • Se os usuários não se perderem com frequência durante a navegação, terão objetividade e economia de tempo;
  • Se as informações forem fáceis de serem acessadas, lidas e responderem às perguntas-chave dos usuários, ponto para você.

    Enfim, é importante considerar que os usuários, normalmente, buscam por respostas rápidas, por isto, o conteúdo deve levar em consideração a impaciência deles, oferecendo-lhe conteúdo útil com respostas rápidas. Caso contrário, perdem-se usuários, perdem-se clientes e não queremos isto, não é mesmo?! #VamosJuntos


Visite nossas redes sociais
https://linktr.ee/espacoecommerce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião.

Conto sempre com a sua visita e participação.

Lucilene de Sá