Uma empresa, antes de tudo, é composta por pessoas que são
contratadas para desempenhar seu papel e buscam a cada dia maneiras diferentes
de melhorar o seu desempenho profissional facilitando o dia a dia sempre. Visto
que cada pessoa tem uma individualidade, um modo de ser e um jeito de
trabalhar, o marketing b2b entrou com tudo na realidade dessas pessoas,
mostrando que cada pessoa é única e merece uma atenção especial sempre.
Visando essa nova realidade e o perfil individual de cada
um, surgiram as personas, que é a designação para cada tipo de função dentro de
uma empresa, sendo assim é preciso focar seus materiais de acordo com cada função desempenhada a fim de que
esse CPF dentro da organização influencie o CNPJ a comprar o seu produto
através de ferramentas de melhoria do dia a dia.
Com o advento das redes sociais, fica mais fácil se
comunicar com essas personas, já que elas sempre buscam solução para os seus
problemas na internet. E é claro que se ela clicar em um anúncio seu ou mesmo
ver que a sua empresa dá resultados, é claro que você será lembrado, por isso é
necessário cuidar de como sua marca é vista na internet ja que isso é avaliado
sempre por um possível lead.
As campanhas B2B precisam ser elaboradas de forma que
agregue valor ao seu possível lead, porque dessa forma com certeza você será
lembrado na hora da decisão de compra, comece sempre por uma boa campanha de
marketing e nós vamos te ajudar com isso.
5 passos para uma campanha digital de sucesso:
1º passo – Defina seu publico alvo
Já dissemos acima que você precisa
atingir as determinadas personas dentro de uma empresa, então comece definindo
quem você quer atingir, defina o seu público sempre antes de sair postando
coisas aleatórias, no máximo você vai conseguir virar spam nas redes se agir
dessa forma. Então defina quem vai
receber esse anúncio, os gerentes? Os analistas? Os donos da empresa? Esse é o
primeiro passo e mais importante para uma campanha de sucesso!
2º passo – Ofereça algo de valor
Agora você já definiu quem receberá
seus anúncios e já tem vários leads cadastrados, é preciso pesquisar um por um
para saber qual o poder decisório que ele tem na empresa, agora que ele já está
no seu funil de vendas, fica mais fácil educa-lo corretamente até a compra.
Nesse passo, é preciso oferecer
mais algo que agregue valor ao trabalho dele, oferecer um artigo completo, ou
um e-book com um passo a passo, ou ainda um DEMO de 7 dias dos seu produto,
mostrando sempre a eficácia do que você está oferecendo sem tirar a atenção
dele, a persona ao receber seu e-mail de nutrição precisa continuar se sentindo
especial.
3º passo – Nutrição de Leads
Agora que você já fez o seu lead
entrar no funil e é preciso continuar investindo no envio de e-mails cada vez
mais pontuais a ele. Lembre-se que a cada mais conhecimento que você oferecer a
ele mais ele lembrará de você na hora da compra. Com uma nutrição moderada e
sempre mostrando que você tem a solução dos problemas dele, a venda é certa!
4º passo – O ciclo de venda
O ciclo de venda de um produto é
longo, sendo assim a configuração do envio dos e-mail deve ser espaçada mas não
a ponto do lead se esquecer de você, e nem
um atrás do outro para que você não seja considerado spam. Planeje pelo
menos 3 meses de envio de e-mail de acordo com a categoria do Lead.
5º passo
Certifique-se de que os e-mail
foram disparados na mesma linha de assuntos para cada persona definida no
primeiro passo, analise também o ROI (retorno sobre o investimento).
Seguindo esses passos corretamente
o CPF de uma empresa consegue certamente influenciar o CNPJ a adquirir o seu
produto de maneira eficaz.
Texto escrito por uma grande amiga e ótima marqueteira (no bom sentido rsrs) e cedido gentilmente para o blog: Danielly Tiepo
#VamosJuntos
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Lucilene de Sá