15 de mai. de 2012

Dicas de boa experiência de navegação em e-commerce



           O e-commerce no Brasil está aquecido. Segundo dados do Ebit, por aqui o segmento faturou R$ 18,7 bilhões em 2011, um aumento de 26% em relação a 2010. O acréscimo veio principalmente da classe C: dos 9 milhões de novos consumidores online que surgiram, 61% pertencem à este nicho. Com esta boa fase, você está explorando as oportunidades com uma loja virtual adequada às necessidades do seu público?
          Existem vários fatores que ajudam no sucesso de um e-commerce, como o produto, variação nas formas de pagamento, entrega rápida, frete grátis, promoções, entre outros. Dentre tantos, um importante aspecto que não deve ser esquecido é a condição de navegação favorável ao usuário baseada em boas práticas de usabilidade. Proporcionando uma boa experiência para o consumidor no site,  aumentamos a taxa de conversão, o ticket médio, recomendações e todo o retorno em potencial.
          Um exemplo disso foi uma simples experiência pessoal. Em um e-commerce de nicho que trabalhava, sempre recebia as mesmas dúvidas de clientes sobre determinado produto. Bem, se todo dia recebo email com as mesmas dúvidas, porque não criar um FAQ? Então, reuni todos os emails e classifiquei as principais dúvidas e criei respostas padrões para elas. Com o FAQ criado, coloquei em destaque no canal de atendimento. Reultado: Nos dias seguintes, pensei que havia problema no meu webmail, pois a quantidade de emails diários diminuiu drasticamente.
       Pensando nisso, um gestor de e-commerce tem que monitorar diariamente o comportamento do  público em sua loja virtual. Você pode fazer grandes promoções em seu negócio online, mas com problemas na usabilidade deste o resultado pode ser aquém do esperado. As chances de abandono no carrinho de compras aumentam. Além de mais vendas e conversão, com aplicação de elementos básicos em prol da usabilidade há diminuição de custo de desenvolvimento da estrutura do e-commerce e redução de gastos de atendimento e suporte.
          Uma boa sugestão para a sua loja virtual é monitorar a concorrência e o mercado. Saiba como agem  os grandes e-commerces como, por exemplo, os nacionais Submarino e Americanas e um dos maiores e-commerces do mundo, a Amazon.

Fonte:http://socialemidia.com.br/dicas-de-boa-experiencia-de-navegacao-em-e-commerce#.T7LHShxmads.twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião.

Conto sempre com a sua visita e participação.

Lucilene de Sá