30 de ago de 2011

Analista de mídias sociais - qual o melhor perfil


Muitas vezes fui questionada de qual seria o melhor perfil de um analista de mídias sociais neste mercado tão insano de informações. 

Pensei, pensei e quando eu iria escrever um post sobre o assunto, descobri um  post onde já descrevia tudo que eu queria dizer, então resolvi colocar o post aqui. Espero que gostem. #VamosJuntos.

O currículo ideal para um gerente de mídias sociais ou analista de mídias sociais é um assunto que volta e meia surge durante os cursos que ministramos e cada vez mais essa formação fica em destaque na hora de efetuar contratações. Infelizmente, muita gente que pretende assumir uma dessas funções, peca justamente na hora de fazer um planejamento da sua carreira

O currículo do profissional de mídias sociais é extenso e não se consolida em uma ou duas semanas. É um trabalho de construção a médio e longo prazo e que vai sendo aperfeiçoado e atualizado quase que a cada dia. A recompensa por um bom currículo são bons salários e um mercado ávido por profissionais nessa área como podemos comprovar em nosso Mural de Vagas

O currículo ideal para um analista de mídias sociais ou gerente de mídias sociais não é nada de misterioso. É simplesmente uma coletânea de conhecimentos técnicos necessários ao desempenho da função.

Principais pontos do currículo do analista de mídias sociais

Uma boa formação acadêmica – É a pedra fundamental de qualquer profissional. Um gerente de mídias sociais geralmente vem das áreas de Publicidade, Marketing ou Relações Públicas e se essa formação se dá em uma boa instituição de ensino isso já é um grande diferencial. 
Os cursos de especialização também são decisivos na hora da escolha, já que sabemos que as universidades não incluem as principais matérias do mundo do marketing online em suas grades. 
A participação em cursos bem estruturados e com tradição no segmento também conta como diferencial no momento de seleção.

Dominar a língua inglesa – Isso é fundamental para quem deseja atuar na área das mídias sociais tendo em vista que o conteúdo mais recente sobre o assunto é sempre publicado lá fora. Além do mais, participar de web seminários que são promovidos no exterior é uma boa estratégia para se manter atualizado e discutir idéias. 
Eu mesmo, faço isso pelo menos duas vezes por semana. Um gerente de mídias sociais deve estar atento a novas mídias e posicionamentos do mercado e para isso, nada melhor que estar sempre se atualizando com a experiência de outros profissionais da área.

Conhecer profundamente o Google Analytics – Essa é uma outra coisa que realmente me agrada quando vejo um currículo, seja para analista ou gerente de mídias sociais ou qualquer outra área do marketing digital. Hoje em dia não se consegue imaginar uma campanha de marketing online que não seja minuciosamente monitorada. 
O gerente de mídias sociais precisa conhecer em detalhes os fundamentos da web análise para poder identificar quais métricas devem ser aplicadas a que tipo de campanha. O erro na escolha de métricas é fatal para qualquer análise.

Bons conhecimentos de SEO – Essa é uma expertise acessória, mas que eu simplesmente adoro ver em um currículo. Se tem uma turma que adora quando uma empresa resolve finalmente atuar nas mídias sociais é o pessoal de SEO

Quando se faz uma ação planejada em mídias sociais, a estratégia de otimização para ferramentas de busca sai fortalecida, porque a criação de links nas mídias sociais é de grande valia na estratégia de link building e a tendência é de se tornar cada vez mais relevante – o Google +1 é uma evidência disso.

Bons perfis nas redes sociais – Como eu havia comentado em um artigo anterior sobre a formação do gerente de mídias sociais, o candidato ao cargo deve ser heavy user dessas ferramentas. Conhecer em profundidade ferramentas como WordPress, Twitter e Facebook é essencial para qualquer pessoas que pretende gerenciar ações nas mídias sociais, sejam elas de branding, relacionamento ou marketing de produtos e serviços. 
Por isso, ter um bom perfil nessas mídias é essencial, uma vez que já mostra o seu trabalho na esfera do marketing pessoal.

O aspecto pessoal na escolha do analista de mídias sociais

O analista de mídias sociais é ante de tudo um conciliador. Ele tenta adequar as demandas da empresa às demandas do público. Por isso essa é uma das habilidades que as empresas buscam quando escolhem um candidato para o cargo. 
O equilíbrio e capacidade de interagir de forma rápida e objetiva com os usuários é certamente um diferencial para o candidato a vaga de analista de mídias sociais, já que a função exige por vezes rapidez nas decisões e muito tato, principalmente durante a administração de crises.
Pois bem pessoal, as dicas para o currículo de um analista de mídias sociais estão ai, e espero ver muitos currículos como esses na hora de fazer ou atuar na consultoria de processos seletivos. 

Vamos então colocar a mão na massa?

Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião.

Conto sempre com a sua visita e participação.

Lucilene de Sá