3 de jun. de 2020

Como escolher a plataforma




Plataforma são os softwares disponíveis que possibilitam a criação de loja virtual de forma simples e rápida. Estes softwares são responsáveis pela criação, exibição e administração das lojas virtuais.

Existem modelos pré-definidos que basta fazer upload de produtos, configurar meios de pagamentos e PRONTO sua loja está habilitada para iniciar as vendas.

Mas cuidado ao escolher a sua plataforma, pois os pequenos lojistas na maioria das vezes ou melhor 99,9% das vezes iniciam um E-commerce cortando custos, contratando os serviços mais baratos e sem visão de futuro  acabam contratando uma plataforma enxuta sem prospecção de futuro e sem ter condição de dar suporte quando o lojista crescer. Pois infelizmente muitas plataformas ainda pensam somente nas tecnologias e não em visão de mercado futuro, assim oferecem soluções engessadas.

A escolha da plataforma é um passo muito importante ao entrar para o e-commerce. Trocar de plataforma pode gerar inúmeros problemas, portanto nada melhor que avaliar bem o que uma plataforma de E-commerce precisa ter, para que não haja necessidade de troca. 

A seguir um check list básico para ajudar os principiantes do E-commerce:

Do ponto de vista de SEO (Search Engine Optimization), a plataforma:

  • Permite personalização de URLS ou no mínimo URLs amigáveis, sem parâmetros?
  • Permite inserir meta informações (description e keywords), amigáveis?
  • Na parte das categorias de produtos, tem possibilidade de inserir blocos de texto?
  • Permite fazer redirecionamentos diretamente no servidor?
Do ponto de vista do lojista, a plataforma:

  • É compatível com a instalação de scripts adicionais como Google Analytics e Google Ads?
  • É otimizada para sites de busca ou tem o código flexível para ser otimizado no futuro?
  • É compatível com soluções de segurança e certificados SSL?
  • Possuí ferramenta para criar promoções para um canal/parceiro específico?
  • Possuí variedade de relatórios gerenciais de vendas, clientes, retorno por mídia?
Do ponto de vista do cliente da loja, a plataforma:

  • Oferece vários meios de pagamento (cartão de crédito, boleto, transferência)?
  • Oferece sistema automático de cálculo de frete?
  • Possuí um carrinho de compras limpo e sem pontos de fuga?
  • Possuí um layout limpo, rápido e de fácil navegação?
  • Possuí um bom sistema para visualização de fotos com variedade e zoom?
  • Oferece sistema de cupom de desconto?
Bem essas foram algumas dicas que eu tenho para passar para vocês. Espero que ajude. #VamosJuntos


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Lucilene de Sá