31 de mai. de 2011

Procon fiscaliza sites de Compras Coletivas

Já não era sem tempo do Procon iniciar as fiscalizações nos sites de compras coletivas, pois a cada semana e até mesmo a cada dia, ouvimos falar de um lançamento de mais uma loja de Compra Coletiva no Brasil.

A questão de Compra Coletiva virou febre no Brasil nos últimos tempos, mas nós consumidores temos que tomar cuidado, pois a maioria dessas lojas não é séria e/ou idôneas como comprovam alguns fatos que estão vindos à tona na mídia ultimamente. Na semana passada o Procon de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, começou a fiscalizar os diversos sites de descontos que atuam na cidade devido a diversas reclamações recebidas.

Mas existe um projeto de lei que esta tramitando no Congresso que pretende regulamentar a modalidade de acordo com as normas do e-commerce com o propósito de representar uma garantia aos consumidores dessas lojas.

“Pelo atual texto, os portais ficam obrigados a ter uma central de atendimento alinhada com as normas do call center, dar publicidade ao número mínimo de compradores necessários para ativar uma oferta. Quando esse volume de usuários não for atingido, o período máximo para devolução dos valores pagos deve ser de 72 horas. No caso de ser estrangeira, a empresa deve ter filial ou escritório em território nacional, com informações sobre a sede visível aos internautas nos portais.”


Veja a lista com os 10 sites de compras coletivas do Brasil divulgado pelo site Bolsa de Ofertas possui baseado nos dados do site Alexa.
  1. Groupon
  2. Peixe Urbano
  3. Qpechincha
  4. ClickOn
  5. Imperdível
  6. Oferta Única
  7. Clube do Desconto
  8. OfertaX
  9. Desejo Mania
  10. City Best

Vamos ver se conseguem regulamentar este setor para que o consumidor consiga ganhar cada vez mais com essas promoções. #VamosJuntos

Campanha Adote um Carrinho Abandonado


No ano de 2010 a Forrester Reserch elaborou uma pesquisa onde conclui que 88% dos processos de compras on-line não são concluídas, o famoso abandono de carrinho de compras.

Mas como perder clientes e principalmente as compras não é nada bom estou criando em conjunto com a turma de Gerente de E-commerce da E-commerce School, esta campanha nesse humilde blog “Adote um Carrinho Abandonado” kkk.

Que tal trabalhar o seu carrinho abandonado? O que você acha de oferecer para o seu “novo” cliente que em vez dele montar um carrinho dele, ele “Adote” o carrinho que já está pronto? O que você acha que ele te responderia? Qual seria o seu retorno?

Meio fantasioso demais essa minha conversa, não?! Então vamos para a prática e realidade.

Atualmente existem várias ferramentas de análises que nos auxiliam a averiguar quais os pontos em que os clientes abandonam os carrinhos pois os carrinhos foram abandonados por algum motivo, por isto precisamos analisar. Algumas vezes depois de análises você vai chegar à conclusão que o maior problema é o valor do seu frete, falta de parcelamento, tipo de pagamento ou até mesmo você vai constatar que a maioria dos carrinhos possui produtos em comum.

Um bom exemplo e principalmente grátis é o Google Analytics que em seu relatório possui o Funil de Compra, onde você verifica exatamente o ponto de saída e pode tomar as devidas providencias para resolver as falhas. Verifique sempre as etapas dos processos do seu carrinho, veja se não estão muito complicadas e exigindo muito do usuário. Em via de regra os processos de carrinho tem que ser simples e rápidos que ajudarão na retenção de clientes.

Para recuperar o carrinho abandonado, você pode utilizar de algumas artimanhas do tipo, oferecer descontos extras, frete grátis, ofertas especiais de compra e etc. Como fazer? Simples, basta criar um e-mail marketing padrão onde você coloca o link do carrinho “abandonado”, após 48 horas que o carrinho foi abandonado você dispara o e-mail para o cliente lembrando-o do carrinho e concedendo um “plus” para esse cliente.

Enfim, sempre é muito bom analisar os abandonos de carrinhos e verificar onde seus clientes estão saindo do seu site e sempre tentar melhorar seu processo. Mas caso você deseje nos acompanhar na Campanha “Adote um Carrinho Abandonado” seja bem vindo! #VamosJuntos

30 de mai. de 2011

Amazon no Brasil

Com os indicadores do e-commerce brasileiros em alta expansão, várias empresas estão de olhos bem abertos para essa realidade, uma prova disto são os rumores de que a Amazon.com virá para o Brasil até o inicio de 2012.

A gigante do e-commerce mundial planeja entrar no Brasil com todos os recursos que ela tem disponível em outros países.

Uma novidade que a Amazon.com pretende trazer é a plataforma de e-commerce que permite a venda de produtos novos e usados para terceiros mediante comissão, um modelo de negócio atualmente explorado pelo Mercado Livre, por exemplo.

Bem, espero que com a entrada da Amazon.com no mercado brasileiro, os grandes players adaptem suas estruturas e foquem mais nos clientes. E assim nos tornamos o País do Presente em vez de ser o País do Futuro. #VamosJuntos

29 de mai. de 2011

Cielo anuncia compra a Braspag

A Cielo anunciou na semana passada a aquisição das quotas representativas do capital social da Braspag (Tecnologia em Pagamento Ltda) do grupo Silvio Santos.
A Braspag é um gateway de pagamento que faz a integração entre a loja virtual e as instituições financeiras e adquirentes. Atualmente é uma empresa líder de processamento de pagamentos para e-commerce no Brasil, com market share de aproximadamente 65% em seu mercado. Entre os maiores clientes da empresa estão Carrefour, IBM, Positivo, PortCasa, Decolar.com entre outros grandes players de e-commerce.
Com a aquisição a Cielo ampliará seu portfólio de produtos com uma oferta mais abrangente que engloba outros meios de pagamentos como boletos e débitos diretos, conta com serviços de valor agregado como conciliação financeira e inteligência antifraude, fortalecendo ainda mais o relacionamento com seus clientes.
Confira parte do comunicado divulgado pela Cielo:

“Ambas as empresas continuarão comprometidas com o atendimento das necessidades de seus clientes, conservando o modelo de relacionamento atual. A Braspag continuará prestando serviços a empresas que optarem pela utilização de outros adquirentes. A Cielo, por sua vez, continuará a atuar em parceria com outros gateways do mercado, para atender a demanda de clientes que optarem por outra solução”.