4 de jun de 2011

Como escolher uma plataforma

Segunda dica para abrir um E-commerce.


Plataforma são os softwares disponíveis que possibilitam a criação de loja virtual de forma simples e rápida. Estes softwares são responsáveis pela criação, exibição e administração das lojas virtuais.

Existem modelos pré-definidos que basta fazer upload de produtos, configura meios de pagamentos que você aceitará e PRONTO sua loja esta habilitada para iniciar as vendas.

Atualmente no mercado brasileiro existem vários tipos de plataformas com diversos tipos de serviços com custos diferenciados. Umas mais básicas com valores mais baixos e outras mais tops com custos nas alturas para os pequenos lojistas.

Mas cuidado ao escolher a sua plataforma, pois os pequenos lojistas na maioria das vezes ou melhor 99,9% das vezes iniciam um E-commerce cortando custos, contratando os serviços mais baratos e sem visão de futuro  acabam contratando uma plataforma enxuta sem prospecção de futuro e sem ter condição de dar suporte quando o lojista crescer. Pois infelizmente muitas plataformas ainda pensam somente nas tecnologias e não em visão de mercado futuro, assim oferecem soluções engessadas.

A escolha da plataforma é um passo muito importante ao entrar para o e-commerce. Trocar de plataforma pode gerar inúmeros problemas, portanto nada melhor que avaliar bem o que uma plataforma de E-commerce precisa ter, para que não haja necessidade de troca. A seguir um check list básico para ajudar os principiantes do E-commerce:

Do ponto de vista de SEO (Search Engine Optimization), a plataforma:
  • Permite personalização de URLS ou no mínimo URLs amigáveis, sem parâmetros?
  • Permite inserir meta informações (description e keywords), amigáveis?
  • Na parte das categorias de produtos, tem possibilidade de inserir blocos de texto?
  • Permite fazer redirecionamentos diretamente no servidor?
Do ponto de vista do lojista, a plataforma …
  • É compatível com a instalação de scripts adicionais como Google Analytics e Google Adwords?
  • É otimizada para sites de busca ou tem o código flexível para ser otimizado no futuro?
  • É compatível com soluções de segurança e certificados SSL?
  • Possuí ferramenta para criar promoções para um canal/parceiro específico?
  • Possuí variedade de relatórios gerenciais de vendas, clientes, retorno por mídia?
Do ponto de vista do cliente da loja, a plataforma …
  • Oferece vários meios de pagamento (cartão de crédito, boleto, transferência)?
  • Oferece sistema automático de cálculo de frete?
  • Possuí um carrinho de compras limpo e sem pontos de fuga?
  • Possuí um layout limpo, rápido e de fácil navegação?
  • Possuí um bom sistema para visualização de fotos com variedade e zoom?
  • Oferece sistema de cupom de desconto?
Bem essas foram algumas dicas que eu tenho para passar para vocês. Espero que ajude alguém. #VamosJuntos

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Lucilene de Sá